quarta-feira, 29 de junho de 2011

A importância da Segurança no Trabalho.

O trabalho está em nosso meio desde a existência do homem, mas a segurança ao trabalhador só veio surgir muitos anos depois, após anos e anos de perca de trabalhadores em meio a atividades sem direitos e sem segurança, mas, com muitos deveres e riscos. A preocupação com relação à segurança do trabalhador só veio surgir após grandes epidemias de doenças, que mataram vários trabalhadores causando prejuízos para grandes empresas envolvidas.

No Brasil em meio ao século XXI, a Segurança no trabalho é um dos temas de grande importância e que deve estar presente em todas as discussões das comissões de trabalho como a CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), CLST (comissão local de saúde do trabalhador), SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), observando que os acidentes de trabalho estão cada dia mais presentes na rotina das grandes indústrias e pequenas fábricas, mas essas são as que menos se integram ou até mesmo criam estas comissões, principalmente acham que por serem pequenas e trabalharem em produção de menor número estarão livres deste grande problema que afeta a vida do trabalhador, levando assim a vários acidentes fatais.

Hoje em dia a figura do técnico em segurança é essencial para o quadro administrativo de uma empresa, pois, ele é o responsável pela proteção, saúde e integridade física e psicológica do trabalhador. Com a figura do técnico nas empresas todos passaram a enxergar os empregados com outros olhos e viram que essa segurança, trazia qualidade nas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores e conseqüentemente lucros para a empresa. Os trabalhadores que participam de palestras e cursos dados pelos profissionais de segurança do trabalho, ficam bem informados de seus diretos, deveres e também ficam ciente que tudo foi criado para sua segurança e bem estar.

Enfim todos com seu papel particular dentro de uma empresa devem trabalhar para um melhor. A empresa cumprindo seus deveres como empregador, oferecendo segurança, treinamento, um bom ambiente de trabalho, aquipamentos necessários aos trabalhadores, e eles, por fim, cumpram também com seus deveres, aproveitando os cursos e adquirindo o máximo de conhecimento em sua área de atuação. As empresas passaram a investir na segurança do trabalhador e isso foi uma vitória para todos.

Autora: Leila Campelo
            Estudante do curso de Segurança do Trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário